O cenário indie de games acaba de ganhar um capítulo polêmico. A publisher polonesa Movie Games SA, responsável por Drug Dealer Simulator, abriu uma investigação contra o jogo Schedule I, desenvolvido pelo estúdio independente TVGS (Tyler’s Video Game Studio). A suspeita é de que o novo game possa ter copiado elementos protegidos por direitos autorais.
A acusação gira em torno de possíveis semelhanças em mecânicas de jogo, enredo e até na interface de usuário (UI). Ambos os jogos têm como tema central a escalada no tráfico de drogas, começando como um pequeno vendedor até chegar ao topo do império. No entanto, visualmente, os dois são bem distintos enquanto Drug Dealer Simulator aposta no realismo urbano, Schedule I mergulha em um estilo mais psicodélico e cartunesco.
De elogios a dúvidas
O curioso é que, antes dessa controvérsia, a relação entre as duas empresas parecia amigável. Em março, pouco antes do lançamento de Schedule I, a Movie Games chegou a enviar um e-mail para a TVGS elogiando a demo do jogo e desejando sucesso na estreia da versão final.
O cenário mudou após a publisher receber uma análise jurídica que apontava para um possível caso de infração de propriedade intelectual. Com isso, a empresa decidiu seguir com uma investigação mais formal.
“Devido às repetidas comparações entre Schedule I e Drug Dealer Simulator, solicitamos uma análise especializada. O parecer apontou que pode ter havido uma violação por parte dos desenvolvedores de Schedule I”, afirmou Michał Puczyński, chefe de marketing da Movie Games.

Nenhuma ação legal — por enquanto
Apesar da repercussão, Puczyński foi enfático ao dizer que a empresa ainda não entrou com nenhuma ação legal contra a TVGS. Segundo ele, as notícias de um processo judicial foram mal interpretadas, especialmente por conta da tradução de sites poloneses.
A intenção, de acordo com a Movie Games, é primeiro conversar com os desenvolvedores de Schedule I para entender a situação. “Estamos abertos ao diálogo”, afirmou o executivo, reforçando que o objetivo não é impedir a venda do jogo, mas sim cumprir com obrigações legais caso a infração seja confirmada.
Reação da comunidade
Mesmo sem processo, a reação da comunidade gamer foi imediata e intensa. As páginas de Drug Dealer Simulator nas plataformas digitais foram inundadas por avaliações negativas. Muitos usuários acusam a empresa de tentar intimidar um estúdio menor e incentivam o público a apoiar Schedule I como forma de protesto.
A situação se transformou em uma verdadeira guerra de reputação. Para a Movie Games, que se apresenta como uma publisher indie de pequeno porte, o caso se tornou especialmente delicado.
“Não somos uma grande corporação. Precisamos agir com muito cuidado”, disse Puczyński.
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Criatividade, conflito e coincidência
O caso ainda está em andamento, mas chama atenção pelo simbolismo: dois jogos sobre a guerra por território no mundo do tráfico agora vivem sua própria batalha por espaço no mercado. Enquanto a legalidade da semelhança entre eles é debatida nos bastidores, o público já escolheu um lado e não hesitou em se manifestar.
A história serve como alerta para os estúdios independentes: inspiração e influência fazem parte da criação, mas os limites entre homenagem e cópia podem, às vezes, ser tênues. E no mundo dos games, como na vida, disputas por território nunca vêm sem consequências.